terça-feira, 18 de agosto de 2009

NÃO ao Pontal do Estaleiro.

"Um superprojeto arquitetônico e urbanístico pretende dar um destino para o Estaleiro Só e, ao mesmo tempo, uma nova cara à zona sul de Porto Alegre. Com edifícios residenciais, hotel, marina, salas comerciais e área de lazer à beira do Guaíba, o Pontal do Estaleiro tem de sensibilizar a prefeitura e a Câmara para rever uma lei que barra construções habitacionais naquela região.

Localizado entre a Avenida Padre Cacique e o Guaíba, no bairro Cristal, o terreno do Estaleiro Só foi adquirido pela empresa SVB Participações em um leilão no ano passado. Até então, a área, de 41 mil metros quadrados, havia sido colocada à venda diversas vezes depois da falência da indústria.

Em conjunto com a Debiagi Arquitetos e Urbanistas, a SVB promete transformar o local, hoje ocupado por depósitos abandonados, em um complexo que reúne lazer e sofisticação. O projeto será apresentado oficialmente na manhã de hoje.

O empreendimento, estimado em R$ 130 milhões, prevê a construção de cinco edifícios residenciais de 12 andares (220 apartamentos e uma área de 32.160 mil metros quadrados), um hotel com 200 apartamentos e centro de convenções, estacionamento com 1.449 vagas, prédios para escritórios e consultórios, uma marina, um píer para embarcações turísticas, uma esplanada pública de lazer e espaço para bares, restaurantes, lancherias e danceterias."


Agora imagine isso tudo no VERÃO.
CONCRETO QUENTE, ABAFADO, NO MORMAÇO DE JANEIRO.

A Zona sul de Porto Alegre não precisa deste Elefante Branco. O Guaíba merece RESPEITO ambiental. O Pontal do Estaleiro é um aborto das leis ambientais que a Humanidade inteira deve assumir deste século em diante. Os responsáveis por este projeto são verdadeiros GOLPISTAS, pois através de relações externas à população, decidem o destino do patrimônio público.

A época dos "Superprojetos arquitetônicos" deve ser sepultada sem piedade. Os seres humanos, nesse início de século, devem iniciar uma nova caminhada, voltada à sustentabilidade, à natureza e à novas lógicas econômicas e sociais, mais condizentes com a co-existência com o Planeta e com nós mesmos.

Eu, como morados da Zona Sul, já sei que algo vai errado com as estruturas de Porto Alegre.

O trânsito está cada vez mais catastrófico. Resultado de uma política pró-rodovias adotada em 1950. Eu realmente vejo os carros como uma praga. Pior que qualquer tipo de gripe.
Como que por coicidência, a "válvula de escape" dos carros da Zona Sul é a Avenida Padre Cacique. Com esste Projeto, será uma verdadeira ecatombe.

A área que no local será construído, está situada na beira do Lago Guaíba, portanto, é um local crítico em relação às questões ambientais. Caso não se tome os cuidados necessários, como presevar o ecossistema natural, logo os sintomas dos impactos danosos vão se mostrar hostis à população. A ventilação será altamente prejudicada e haverá um intenso foco de altas temperaturas no verão.

O Projeto é completamente voltado às classes A e AA. Uma absurda prova da imaturidade social que os responsáveis se encontram. Comparo-os à crianças com egos gigantes, que só pensam em dinheiro.

A Ponta do Melo - nome geográfico do local- é pública e o povo deve zelar por ela. O povo deve impor o que deve ser feito do lugar. É de comum acordo que algo tem de ser feito no lugar. Eu proponho não só um parque, mas um complexo mais amplo envolvendo toda a orla do Guaíba. Que se retirem os "inquilinos" da beira do lago, como clubes e times de futebol. A Ponta do Melo deve ser o coração de uma grande rede de cultura, lazer e parcerias público-privadas totalmente integradas com a nossa natureza.

No dia 23 de Agosto de 2009, haverá uma consulta popular. O povo irá decidir se quer SIM para residências no Pontal ou NÃO.

Apoiar as residências significa permitir a PRIVATIZAÇÃO da Orla do Guaíba.

Atual Estaleiro Só. Prédios? Prefiro Parque!!

Ao passo que a população impedir a privatização. As portas para reverter o processo inteiro estarão abertas para as entidades ambientalistas.

DIGA NÃO AO PONTAL

AJA LOCAL PENSE GLOBAL

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Porque ela chora no quarto? - Contos #1

Nessa madrugada me ocorre um lampejo de inspiração que não pude perder a oportunidade de usar e transformei em um conto. Um conto bem pequeno constituido basicamente só de diálogos. Espero que divirta vocês:
...
Porque ela chora no quarto?
...
... (ela chora no quarto; entro e pergunto)
- O que foi?
- Nada.
... (ela está na cama; chego mais perto)
- O que foi?
- Nada. Eu só... Nada.
- Eu escuto. Pode falar.
- Não... Eu não consigo.
... (sento ao lado dela; seu cabelo tapa o rosto)
- Calma.
- Não... Eles... Eles vão...
- Eles vão o quê? Quem são eles?
... (ela vira o rosto, não para mim; o choro não é mais intenso)
- Eles são maus.
- Quem é mal?
... (o choro recomeça; preciso acalmá-la)
- Pode falar.
- Não...
- Eles não vão te machucar.
- Eles... Eles vão sim! Eles são... São maus! Eles...
... (abraço ela; não posso vê-la assim; fico péssimo)
- Está tudo bem agora. Eu estou aqui. Eles não vão te machucar. Eu não vou deixar. Eles não vão chegar perto de ti. Eu prometo.
... (chorando, ela também me abraça; encosta a cabeça no meu ombro esquerdo; é minha vez de chorar; olho para a frente, mas não olho nada, um olhar de tristeza e raiva; bom)

- Corta!

Ótimo. Já acabou. Ficou perfeito. O diretor vai concordar.

- Fantástico! Ficou perfeito.

Já escuto as palmas da equipe. Ficou perfeito. Claro que ficou. Enganei vocês.

...
Eu mesmo fiquei surpreso com o fim. Não era a intenção inicial. Na verdade meus contos e histórias quase nunca têm uma intenção inicial. Quando têm, ela muda constantemente durante a escrita, e sempre não tem conclusão pronta. Começo e não sei terminar. Por acaso esse terminou bem. Eu gostei. Um conto legal. Mais do que um conto legal, essa história tem potencial para um curta-metragem legal (incrivelmente só constatei isso quando uma amiga me comentou tal fato), e está praticamente já em formato de roteiro, então filmá-la não será de grande dificuldade. Espero que tenham gostado! E espero também iniciar mais uma série de postagens sobre um tema específico, justamente esse: contos. Sempre que escrever um conto, por mais simplório que seja, postarei aqui. Tudo bem que as outras séries do blog não deram muito certo, mas só porque não estão ativadas não significa que não podem voltar a ativa. Mais sorte e dedicação vão ajudar!

sábado, 1 de agosto de 2009

Julho no Cinema 1.0

Agora sim:

01 – Madrugada dos Mortos (2003) - **** - TV

01 – Revólver - **** - TV

02 – Elizabeth: A Era de Ouro - * - TV

02 – Teenagers: As Apimentadas - **** - TV

03 – Tempo de Matar - ***** - DVD

04 – Um Crime Perfeito - ***** - DVD

04 – Rashomon - ***** - DVD

04 – Minha Super Ex-Namorada - *** - TV

04 – 2001: Uma Odisséia no Espaço - **** - DVD

05 – Se Eu Fosse Você - *** - TV

06 – Roma, 1ª Temporada (série) - ***** - DVD

08 – A_Ética (curta) - ***** - PC

09 – A Morte Pede Carona - **** - DVD

09 – Adrenalina - **** - TV

09 – Cachê - *** - TV

10 – Duro de Matar - ***** - TV

10 – Ressaca de Amor - **** - TV

11 – Lolita (1997) - *** - TV

12 – A Era do Gelo 3 - *** - Cinemark BarraShopping

13 – P2: Sem Saída - ** - TV

13 – A Fantástica Fábrica de Chocolate - **** - TV

13 – O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final - ***** - TV

14 – A Proposta – *** - Cinemark BarraShopping

14 – O Assassino Extremamente Lento com a Arma Extremamente Ineficiente (curta) - ***** - PC

15 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe - ***** - Cinemark BarraShopping*

18 – Poder Absoluto - *** - DVD

19 – Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus - * - DVD

21 – Efeito Borboleta - ***** - TV

21 – O Colecionador de Ossos - ** - TV

24 – Halloween: O Início - **** - Cinemark BarraShopping*

24 – Inimigos Públicos - ***** - Cinemark BarraShopping*

26 – Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado - ***** - DVD

28 – A Dama de Vermelho - *** - TV

28 – Grande Menina, Pequena Mulher - **** - TV

29 – Sin City: A Cidade do Pecado - ***** - Sala Norberto Lubisco ***

29 – Traffic - ***** - TV

.

O melhor filme que vi no cinema foi Inimigos Públicos, mas como eu estava acordado a mais de 30 horas no momento da sessão, terei de ver de novo; logo, pode se dizer que o melhor filme que eu vi na íntegra, e sóbrio, foi Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Já o melhor dos visto em DVD no na NET, não tenho certeza. Arrisco dizer Tempo de Matar, mas Traffic não fica longe. Vale dizer também que fiquei super feliz por ter conseguido ver Sin City no cinema, mesmo que em uma sala pequena (não tive a chance quando foi lançado comercialmente, eu não tinha a idade mínima, e fico indignado com isso). E se a série Roma fosse um filme, também disputaria como 'melhor do mês', já que consegui vê-la toda em um dia, e fiquei admirado com a qualidade da obra.

Julho no Cinema 0.5/ Realidade?

Agora também passei a anotar o ano dos filmes que vejo. E eu já ia botar a lista dos longas (e curtas) que vi em julho, mas o Ctrl C/Ctrl V não está funcionando, então amanhã eu tento de novo. Com o sono que estou, copiar tudo na marra não vai acontecer.
.
Porém, para a postagem não ficar muito pequena, posso dizer que estou cada vez mais pessimista com o mundo. A cada hora perco um pouco da esperança que eu tinha na humanidade, e mesmo que a cada momento eu perceba como nossa sociedade é hipócrita e superficial, me espanta o fato dela ser uma das mais avançadas do planeta. Estamos muito atrás do nosso potencial como espécie, muito mesmo. É triste constatar isso apenas com 17 anos. Não sei o que seria pior, viver a vida toda desiludido com a moral das pessoas, ou se dar conta dessas ilusões na metade do caminho, e acabar se amaldiçoando por ter sido tão cego durante tanto tempo. Ou estou passando por mais um momento da adolescência em que o 'Pêndulo' está se demorando demais em um dos lados... espero que sim, mas eu acho que não.